Loop Coin

Artsy Young Folks 1#

Posted in other things by Cainã Bertussi on 25 de Junho de 2009

Aruan é um nome de origem indígena sem um significado ao certo, alguns dizem que é uma árvore, um pote sagrado ou até um peixe. Mas não foi nenhuma dessas a inspiração que dona Vera teve na hora da escolha do nome do seu primeiro filho. Ela queria um nome diferente, algo fora do comum. Um certo dia quando saiu para fazer compras se deparou com uma loja chamada “ARUANAN”, e adorou, ficou brincando com o nome da loja e o batizou de Aruan. Só um bom tempo depois é que dona Vera ficou conhecendo as histórias dos índios.

AYF1

Aruan Viola, 20 anos, atualmente mora em Curitiba e estuda design de produto na PUC-PR, entretanto, pretende em breve estar matriculado em artes visuais. Ele sempre gostou de arte, mas motivado pela família e por uma estratégia profissional, que ele diz falida, acabou optando por fazer design.

AYF2

Desde pequeno Aruan gostava de fotografia, ele foi bastante incentivado por sua tia, que na época era estudante de artes visuais. Aos 15 anos ganhou a sua primeira câmera digital e desde então não parou mais de experimentar.

Nessa mesma época estavam começando as redes sociais de fotógrafos como o fotolog e o flickr.  Duas ferramentas que proporcionaram a ele conhecer trabalhos de outros fotógrafos e de expor os seus. Aruan confessa que passava dias e noites vendo os flickrs alheios, procurando formas diferentes de fotografar.

AYF3

Com o passar do tempo Aruan foi tomando gosto pela estética mais retro e “suja” que as máquinas analógicas propiciam devido ao uso de filme. Esse gosto até inspirou uma coleção de câmeras analógicas, que ele ainda diz ser mini, mas que pretende ampliar.

n1209872834_469224_4526675

. AYF5.

AYF6

O seu gosto por fotos mais casuais é evidente em seus trabalhos. Aruan defende a idéia de que muitas vezes a essência por traz da foto e da cena é muito mais importante que o enquadramento. Cita Terry Richardson como um ícone no mundo da fotografia, admira mais a forma despreocupada com que as fotos do artista saem, do que no imenso apelo sexual que Terry tem em seus trabalhos. Pensando nisso é que algumas fotos são tiradas antes de festas com amigos os reunidos em casa, como foi o caso dessa série de “machucados” antes de uma festa a fantasia em Junho do ano passado. (Para ver ouvindo Last day of magic” do The Kills)

AYF7.

AYF8.

AYF9

Aruan também já trabalhou com fotomontagens, captura imagens com a sua câmera digital e depois sobrepõem umas as outras no computador. Mas revela que gosta mais é de trabalhar com suas imagens da câmera analógica com intervenções de imagens de jornais e revistas.

AYF9.

AYF10

Quatro lugares indispensáveis em Curitiba?

Ir cedo no barzinho Kitnete, um lugar super colorido e cheio de penduricalhos. Em seguida descer a rua a e ir para o Wonka, casa onde tocam as últimas novidades em termos de rock e electrock. Domingo pós balada, para você curar a ressaca, pode almoçar na feirinha do largo da ordem, depois faz uma caminhada até o museu Oscar Niemeyer e acaba o dia deitado na grama.

AYF11.

AYF12

E Para terminar

Ícone fashion: Senhorinhas na parada de ônibus. Dos anos 80, Debbie Harry e Clare Grogan e atuais Alisson Mosshart e Peaches.

Melhor Show: CSS em 2006, onde diz que foi um fanzico feliz com seus 15 anos.

Melhor festa: Adidas Party com Pase Rock e Mark Hunter.

Filme favorite: “Boys dont cry” da Kimberly Peirce

O que toca no seu ipod: “Talk to me” Peaches

Comidinha: Culinária japonesa

Próximo projeto: Desvendar a relíquia de família que foi de seu avô e passou por seus tios, e agora esta a sua disposição. Pretende usar todo o seu tempo livre para produzir com a sua nova câmera.

Aruan Viola, Twitter e  Flickr.

AYF13

Tagged with:

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: